Plataforma digital de comunicação multimédia para a promoção e divulgação do concelho de Alijó. Espaço cívico de debate, de informação, de opinião plural e de defesa dos interesses concelhios.

A educação para a resolução de conflitos

O objetivo da mediação de conflitos em contexto escolar consiste na existência de uma pedagogia da comunicação não violenta, na gestão positiva de conflitos e na pacificação de relacionamentos

0 752
Isabel Pontes

Natural de Alijó. Especialista em Mediação de Conflitos

+ artigos

Atualmente, assistimos a uma cultura de violência nos modos de interagir dos indivíduos e à qual as escolas em geral não escapam. Para inverter esta tendência das sociedades democráticas, torna-se necessário desenvolver uma educação para a convivência e para a gestão positiva dos conflitos, a fim de se construir uma cultura de paz, de cidadania e de sã convivialidade.

A Educação para a Resolução de Conflitos modela e ensina, de diferentes formas, culturalmente significativas, uma variedade de processos, de práticas e de competências que ajudam a prevenir, a administrar de forma construtiva e a resolver pacificamente o conflito individual, interpessoal e institucional.

Apesar de nem sempre semelhantes, ou utilizando modelos de intervenção idênticos, os programas de resolução de conflitos partilham princípios básicos. O conflito é tomado como uma dimensão natural e inevitável da existência humana que se for conduzido eficazmente, pode constituir uma importante experiência de desenvolvimento pessoal. A aprendizagem de competências de resolução de problemas deve assim constituir uma oportunidade para os indivíduos construírem soluções mais positivas e mais pacíficas para os seus conflitos.

Os programas de mediação de conflitos tiveram origem fora do contexto escolar mas rapidamente o modelo foi adaptado às instituições educativas. De caráter voluntário e confidencial, é um processo flexível, conduzido por um terceiro imparcial – o mediador – que promove a aproximação entre as partes em litígio e que as apoia na tentativa de encontrar um acordo que permita pôr termo ao conflito.

O objetivo da mediação de conflitos em contexto escolar consiste na existência de uma pedagogia da comunicação não violenta, na gestão positiva de conflitos e na pacificação de relacionamentos. As situações de conflito nas escolas são diversas e podem envolver alunos, docentes e não docentes. São incompatibilidades de interesses e desejos ou diferença de perceções, que podem levar a encarar o outro como inimigo. Neste caso, um gabinete de mediação de conflitos pode e deve contribuir para que exista um reencontro entre os intervenientes no conflito e o restabelecimento das relações.

Abordar as disputas escolares através da mediação origina um contexto onde o conflito é encarado como natural, o que permite protagonismo aos intervenientes, enquanto que os valores da solidariedade, tolerância e igualdade são estimulados.

Comentários
Loading...