Plataforma digital de comunicação multimédia para a promoção e divulgação do concelho de Alijó. Espaço cívico de debate, de informação, de opinião plural e de defesa dos interesses concelhios.

Alijó de novo na rota mágica do Teatro

0 909

A vila de Alijó volta a integrar a Mostra de Teatro do Douro na rota mágica do Teatro já este sábado e depois de um interregno de 4 anos. “Bailado Russo” do Teatro Experimental Flaviense é a proposta que a Associação Vale d’Ouro, entidade organizadora do evento, propõe para a abertura da décima edição deste certame.

Em 2018 serão seis as vilas e cidade a receber a Mostra de Teatro do Douro entre 7 de abril de 5 de maio. A viagem mágica pelo vale encantado inicia-se em Alijó e terminará em Santa Marta de Penaguião. Pelo caminho irá visitar Sabrosa, Régua, Mesão Frio e Pinhão. Nesta décima edição, além das habituais comédias haverá outros géneros teatrais: um musical e o registo biográfico de “Ferreirinha – A Mulher do Douro” que rompem o ADN deste festival nas últimas edições.

Luís Almeida, da Associação Vale d’Ouro, esclarece: “o objetivo deste certame é trazer aos palcos da região alguns dos melhores trabalhos que os grupos têm produzido, depois de um período em que a comédia era dominante assiste-se agora a uma diversificação dos estilos e o nosso festival teria que acompanhar essa tendência”.

Ainda assim o festival inicia-se com uma comédia. O Teatro Experimental Flaviense trará ao palco do Auditório Municipal de Alijó, “Bailado Russo” uma oportunidade de assistir a dois contos de Anton Tchekov: ”Um Pedido de Casamento” e o “O Urso”. O primeiro é uma sátira ao “falso sacramento” que é o casamento aos olhos das classes privilegiadas da sociedade russa do século XIX e que para algumas franjas da nossa sociedade ainda é um tema atual.

A comédia “O Urso”, conta a história de uma viúva e um credor que são envolvidos por uma trama que revela a exaltação humana e a sensibilidade nervosa, numa hilariante crítica ao comportamento de homens e mulheres, brincando sempre com a sempre controversa e atual “guerra de sexos”, ao mesmo tempo em que expõe as mazelas de uma sociedade rígida e repressiva.

Este festival vai percorrer a região do vale do Douro até 05 de maio. O espetáculo desta semana em Alijó tem entrada gratuita e os espectadores podem ainda ganhar prémios só por assistirem ao evento. Todas as informações estão disponíveis em www.mostrateatrodouro.ascvd.pt .

Comentários
Loading...