Plataforma digital de comunicação multimédia para a promoção e divulgação do concelho de Alijó. Espaço cívico de debate, de informação, de opinião plural e de defesa dos interesses concelhios.

Arte Rupestre da Botelinha

O conjunto de arte rupestre com a designação de Botelhinha, situado na Serra da Botelhinha, freguesia de Pegarinhos, constitui-se por dois grupos distintos de rochas gravadas com motivos diversos como fossetes, ferraduras, símbolos esquemáticos e antropomorfos.

O primeiro conjunto implanta-se num anfiteatro natural, debruçado sobre o vale da ribeira do Souto, num esporão da Serra da Botelhinha. Aqui existem cinco afloramentos graníticos gravados com picotado e abrasão. Os afloramentos exibem covinhas, cruzes, motivos em ferradura e, de uma fase mais antiga, motivos da arte esquemática, antropomorfos e vários tipos de raiados que poderão ser interpretados como símbolos solares.

Um segundo conjunto de afloramentos situa-se a uma distância de aproximadamente de 100m do primeiro. No total são mais 3 rochas gravadas com covinhas, reticulados, antropomorfos, cruciformes, estiliformes e ferraduras.

Localização

Horário de funcionamento

De acesso livre, aconselha-se roupa e calçado adequados.

    

Património Arqueológico

Comentários
Loading...