Plataforma digital de comunicação multimédia para a promoção e divulgação do concelho de Alijó. Espaço cívico de debate, de informação, de opinião plural e de defesa dos interesses concelhios.

Casa dos Lagares-Fragulho

Fragulho é o nome dos vinhos produzidos pela Casa dos Lagares. Nasce de uma filosofia marcada pelo trabalho, tradição e respeito pela natureza, visando a sustentabilidade.

A Casa está localizada em Cheires, uma aldeia da Região Demarcada do Douro do concelho de Alijó, a 20km de Vila Real. A Casa dos Lagares é uma propriedade, constituída por vinhas, olivais e matas, adega e casas de habitação, que desde o séc. XVII pertence à família Vilela de Morais.

Para além dos vinhos, destacamos o cuidado que temos no trabalho de preservação da vivência Duriense. Procedemos à recolha de todo o material representativo das várias tarefas agrícolas, reconstruimos as vinhas e suas casas de arrumos, reabilitamos a adega e seus armazéns e restauramos a casa de habitação da família, o seu mobiliário e documentação. Tarefa a que nos dedicamos há mais de 25 anos e que hoje resulta num espaço visitável.

Concentramos em dois espaços contíguos à adega, um espólio de instrumentos que ilustram o percurso, de várias gerações na actividade vitivinícola e um salão onde podemos receber visitantes para uma prova de vinhos ou refeição.

Sendo a quinta uma produtora e engarrafadora de vinhos, a organização deste espaço possibilitou uma diferente forma de comunicação e acrescentou às funções da adega, mais possibilidades e um espaço de interesse estético e cultural.

Na adega existente desde 1940, retomamos a vinificação reutilizando os seus lagares de granito, com a implementação em 1995 de um robô mecânico de pisa, desenvolvido pela nossa família. Esta máquina foi patenteada e foi pioneira no Douro e Portugal. Possibilitou a continuidade do método tradicional de vinificação naqueles lagares, dotando-os de funcionalidade, tornando-os competitivos, preservando todas as suas particularidades e garantindo o seu futuro.
A visita à nossa adega, possibilita conhecer o modo de produção do nosso vinho, desde a vinha até à garrafa.

Os vinhos: Tinto Reserva, Tinto DOC, Branco, Rosé, Porto Tawny 20 Anos, Porto Tawny 10 Anos, Porto Ruby Reserva e Moscatel Reserva, aqui produzidos e comercializados com a marca FRAGULHO, são provenientes dos cerca de 17 hectares de vinha, de uma propriedade que integra a Quinta da Silva, Quinta dos Azeredos, Quinta de Cheires e Fragulho.

Predominam as castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, nos tintos e Moscatel e Malvasia Fina nos brancos.
Os vinhos podem ser adquiridos no nosso ponto de venda, no local.

Casa dos Lagares-Fragulho
Rua Casa da Quinta
Cheires – Sanfins do Douro – 5070-342
Telefone: 963718368
E-mail: casadoslagares@hotmail.com

Localização

Horário de funcionamento

Horários: 
Mediante reserva: das 10h às 18h, e de Março a Outubro.

    

Enoturismo

Comentários
Loading...