Plataforma digital de comunicação multimédia para a promoção e divulgação do concelho de Alijó. Espaço cívico de debate, de informação, de opinião plural e de defesa dos interesses concelhios.

Castro do Pópulo / Castro da Touca Rota / Castelo de São Marcos

Castro de média dimensão, constituído por duas linhas de muralhas cujo aparelho granítico, bem preservado, em alguns locais poderá atingir os 3 metros de altura. As muralhas são de dupla face e apresentam aparelho ciclópico, pseudo-isódomo, irregular e ensosso.

Entre a primeira e a segunda linha de muralhas existe um espaço exíguo dando origem a um corredor de largura não superior a 10 metros. Só a segunda linha delimita um espaço de maior amplitude onde são detetados, com maior frequência, fragmentos cerâmicos típicos da Idade do Ferro e alguns vestígios de romanização.

Nesta plataforma – definida a partir da segunda linha de muralhas e onde se integra a nordeste um pequeno torreão circular -, podem ser observados pequenos derrubes de pedras possivelmente constituintes de estruturas habitacionais do antigo castro.

De referir que toda esta área foi sujeita a uma intensa ação destruidora, já que aqui foi implantada uma pequena capela cujas obras de construção provocaram alterações de grande amplitude. Esta capela é servida por dois estradões responsáveis pela destruição da muralha exterior no lado sul e sudeste do povoado. Estes estradões ligam o topo do monte onde se implanta o arqueosítio a um santuário existente no sopé da vertente virada a sul.

Em 1998 foi aqui executado um projeto de conservação, restauro e valorização do monumento pela empresa Arquehoje, numa ação promovida pela Câmara Municipal de Alijó.

O Castro do Pópulo situa-se na extremidade nordeste do planalto de Alijó, numa zona onde proliferam pequenos lameiros e chãs com evidentes potencialidades agrícolas a nível do pastoreio e cultivo de cereais.

Classificado como IIP – Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997

Localização

Horário de funcionamento

De acesso livre todos os dias do ano

    

Património Arqueológico

Comentários
Loading...