Plataforma digital de comunicação multimédia para a promoção e divulgação do concelho de Alijó. Espaço cívico de debate, de informação, de opinião plural e de defesa dos interesses concelhios.

Castro do Vilarelho

O relevo onde assenta o Castro do Vilarelho é comum às localidades de Alijó, Favaios e Sanfins do Douro. Aqui a altitude atinge os 811 metros, o que permite um domínio visual quase absoluto sobre a parte terminal do vale do rio Pinhão, na zona onde desagua este curso fluvial integrante da rede hidrográfica do rio Douro.

O Castro do Vilarelho é o maior povoado do período castrejo existente no território do concelho de Alijó e, sem dúvida, um dos maiores da região, com uma dimensão perimetral que chega a lembrar uma citânia.

Além das suas dimensões pouco comuns, o antigo assentamento revela vestígios de um sistema defensivo composto por duas linhas de muralhas delimitadoras de áreas bem definidas. A primeira linha de muralha circunda um espaço de configuração semicircular no interior do qual se regista a concentração de pequenos derrubes. Na parte oriental observa-se o arranque de uma estrutura circular que poderá ser interpretada como um elemento vestigial do urbanismo do antigo povoado. Uma segunda linha de muralha fecha um outro espaço, também de grandes dimensões, onde se observam grandes quantidades de derrubes.

Deste sistema defensivo preservam-se ainda troços do aparelho original das muralhas graníticas, que eram antecedidas por um torreão, fosso e um campo de pedras fincadas. As muralhas encontram-se em bom estado de conservação, mantendo em quase todos os troços entre 1 e 2 metros de altura, embora se encontrem cobertas por amplos derrubes. Do torreão é ainda possível observar a sua face externa.

Os vestígios de fragmentos cerâmicos encontrados à superfície são abundantes, enquadrando-se todos eles na designada Idade do Ferro.

O Castro do Vilarelho é monumental, mas constitui-se como uma verdadeira incógnita, uma vez que faltam investigações arqueológicas que tragam à luz do dia um leque muito variado de  elementos capazes de permitir a construção de algum conhecimento sobre este local e as pessoas que o habitaram.

Localização

Horário de funcionamento

Horários: 
Sem horário de funcionamento. Aconselha-se a utilização de roupa e calçado adequados.

    

Património Arqueológico

Comentários
Loading...