Plataforma digital de comunicação multimédia para a promoção e divulgação do concelho de Alijó. Espaço cívico de debate, de informação, de opinião plural e de defesa dos interesses concelhios.

Fundação INATEL comemora Dia Mundial do Teatro no distrito de Vila Real

As comemorações arrancam na sexta-feira, dia 29 de março, no Centro Cultural Lordelense que recebe a partir das 21h30 a mais recente produção do Grupo de Teatro Renascido da Cumieira: “Doroteia”.

0 712

Lordelo (Vila Real), Valpaços e Boticas recebem no último fim-de-semana do mês de Março as Comemorações Oficiais do Dia Mundial do Teatro da Fundação INATEL com espetáculos na sexta-feira e sábado à noite e no domingo à tarde numa organização conjunta com o Município de Boticas e o Município Valpaços.

As comemorações arrancam na sexta-feira, dia 29 de março, no Centro Cultural Lordelense que recebe a partir das 21h30 a mais recente produção do Grupo de Teatro Renascido da Cumieira: “Doroteia”. Este texto, do autor brasileiro Nélson Rodrigues encenado por Olga Rebelo conta a história de uma ex-prostituta que largou a profissão após a morte do filho e que pede abrigo às suas primas, três viúvas púdicas.

No sábado será a vez do Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira em Valpaços de receber pelas 21h30 o Grupo de Teatro Fórum Boticas com “A Greve de Sexo”, uma peça inspirada em “Lisístrata” da autoria do poeta e dramaturgo Aristófanes. Esta peça com mais de 2500 anos aborda o movimento iniciado por Lisístrata para, em conjunto com todas as mulheres da Antiga Grécia, obrigas os homens a acabar com a guerra. A encenação é de Hermínio Fernandes.

As comemorações encerram no domingo no Auditório Municipal de Boticas com “Os Pelintras”. A mais recente produção do Grupo de Teatro do Centro Cultural Lordelense sob a cena pelas 15h45. Joaquim Ferreira volta a encenar uma peça do grupo que conta a história de uma família de Caxias que por todos os meios tenta casar uma filha com um homem rico.

Esta iniciativa, descentralizada este ano por algumas das localidades do distrito de Vila Real, que a Fundação INATEL leva mais uma vez a efeito, tem como propósito promover o intercâmbio entre grupos de teatro associados da Fundação INATEL e ao mesmo tempo contribuir para a dinamização cultural na região. Esta é também uma oportunidade para divulgar o trabalho de grande qualidade técnica e artística desenvolvido pelos grupos de teatro de amadores na região. As entradas em todos os espetáculos são gratuitas.

Comentários
Loading...