Plataforma digital de comunicação multimédia para a promoção e divulgação do concelho de Alijó. Espaço cívico de debate, de informação, de opinião plural e de defesa dos interesses concelhios.

Gala da Associação Vale d’Ouro revela fortíssimo dinamismo associativo na região

0 1.173

A pompa e a circunstância não faltaram na Gala Comemorativa do X Aniversário da Associação Vale d’Ouro que este sábado decorreu no Teatro Auditório Municipal de Alijó e que contou com diversas individualidades e instituições da região.

A Associação Vale d’Ouro aproveitou este evento para, além de partilhar as comemorações do seu décimo aniversário com a região, contar a história de uma instituição que nasceu em 2008 na vila do Pinhão e hoje tem atividade me diversos concelhos do distrito de Vila Real e da região do Douro.

Além de recordar os momentos associados à Mostra de Teatro do Douro, ao Encontro de Associações do Douro, à Academia de Artes Douro e Tâmega e a tantas outras atividades que identificam a instituição, a Associação Vale d’Ouro distinguiu ainda um conjunto de personalidades e entidades que ao longos dos anos contribuíram para o cumprimento da missão estatutária. Entre os homenageados contam-se os municípios de Alijó, Mesão Frio, Montalegre, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Sabrosa e Tabuaço, as Juntas de Freguesia de Favaios, Sanfins do Douro, Santa Eugénia, União de Freguesias de Vale Mendiz, Casal de Loivos e Vilarinho de Cotas e Salvador e Santo Aleixo.

No plano institucional, a Direção Regional de Cultura do Norte e a Fundação INATEL foram também distinguidas somando-se diversas associações da região, particulares e sócios. A Associação Vale d’Ouro aproveitou ainda o momento para agradecer o acompanhamento feito pelos deputados da Assembleia da República eleitos por Vila Real e dos três vereadores do pelouro da cultura com quem trabalho no Município de Alijó.

Nos diversos discursos que marcaram a noite, além das congratulações pela década de existência da instituição, ficaram anda palavras de reconhecimento e incentivo ao trabalho que tem sido desenvolvido. Os diversos autarcas presentes voltaram a reafirmar que o movimento associativo está a demonstrar um dinamismo notável e que esta Gala veio provar uma vez mais a força das associações na região. José Paredes, Presidente do concelho anfitrião do evento, mostrou-se orgulhoso “pelo serviço público que a Associação Vale d’Ouro tem prestado ao concelho, à região e ao país especialmente na promoção e afirmação da identidade cultural”

Luís Almeida, Presidente da Associações Vale d’Ouro, referiu-se no seu discurso, à árdua tarefa de ser dirigente associativo e anunciou que cumprido este ciclo de atividade, a instituição deverá redefinir a sua estratégia através de uma reunião magna dos seus órgãos sociais. Não deixou ainda de referir que ter sido fundador e Presidente da Direção da instituição foi das experiências mais enriquecedoras que teve na sua vida. Quanto à Gala mostrou-se muito satisfeito pelo facto da Associação Vale d’Ouro ter conseguido fazer tantos amigos ao longo destes dez anos, desde Montalegre a Tabuaço e de Mesão Frio até Carrazeda de Ansiães prometendo reforçar ainda mais os laços que a instituição tem na região.

Os 240 lugares do Auditório de Alijó não foram suficientes para todos quantos quiseram marcar presença nesta noite de celebração da Associação Vale d’Ouro mas também do movimento associativo.

Lista de distinções atribuídas:
Distinção Sócio de Mérito na Categoria VINTAGE
Fernanda Sousa
Junta de Freguesia do Pinhão
Liliana Martins
Luís Almeida
Pedro Sousa
Pedro Espírito Santo

A distinção Sócio Vale d’Ouro Vintage é atribuída a entidades ou associados particulares ou coletivos que tenham prestado excecional serviço e contribuído de forma efetiva para a prossecução dos objetivos da instituição quer integrando os órgãos sociais, quer através da participação em atividades ou apoio direto à sua realização e/ou na estrutura de gestão da instituição. A distinção é ainda automaticamente atribuída a todos os associados com pelo menos 25 anos de filiação que tenham cumprido com todas as obrigações estatutárias e regulamentares. A distinção é também obrigatoriamente atribuída a todas as entidades que tenham recebido pelo menos duas distinções enquanto Sócio Vale d’Ouro Ruby.

Distinção Sócio de Mérito na Categoria RUBY
Câmara Municipal de Alijó
Câmara Municipal de Mesão Frio
Câmara Municipal de Montalegre
Câmara Municipal de Peso da Régua
Câmara Municipal de Ribeira de Pena
Câmara Municipal de Sabrosa
Câmara Municipal de Tabuaço
Junta de Freguesia de Favaios
Junta de Freguesia de Sanfins do Douro
Junta de Freguesia de Santa Eugénia
Junta de Freguesia da União de Freguesias de Vale Mendiz, Casal de Loivos e Vilarinho de Cotas
Junta de Freguesia de Salvador e Santo Aleixo
Direção Regional de Cultura do Norte
Fundação INATEL
Centro Social Recreativo e Cultural de Vilar de Maçada
Grupo de Teatro da Associação Vale d’Ouro
Grupo de Teatro de Sabrosa (ADC SAbro)
CAST: Pesqueira em Palco
Getepepe: Teatro Perafita
Grupo de Teatro Aldeia Verde – Lazarim
Grupo Dramático Ribatuense
Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim
Grupo de Teatro do Centro Cultural Lordelense
Grupo de Teatro da Cumieira
OFITEFA, Oficina de Teatro de Favaios – Associação Aldeia Vinhateira de Favaios
Tamegar Teatro
TearDouro
Teatraço
Teatro Fórum Boticas
Teatro Experimental Flaviense
Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Rotary do Peso da Régua
Albano Rodrigues
Cátia Ramos
Cláudio Pereira
Elsa Magalhães
Inês Pires
José Almeida
Kátia Rocha
Lia Cruz
Mafalda Vaz de Carvalho
Manuel Igreja
Marlene Pimentel
Orlando Mourão
Patrícia Rocha
Patrícia Soares
Paulo Costa
Pedro Pires
Quinta de La Rosa
Rui Barata
Sansão Gomes
Sílvia Silva
Universidade FM
Vânia Ramos
Vítor Rodrigues

A distinção Sócio Vale d’Ouro Ruby é atribuída a sócios particulares ou coletivos da Associação Vale d’Ouro e/ou entidades particulares ou coletivas da sociedade civil que tenham prestado relevante contributo para a instituição e/ou para a concretização da missão, objetivos ou estratégia da Associação Vale d’Ouro no âmbito da realização das suas atividades.

Distinção Sócio de Mérito na Categoria TAWNY
Ana de Lurdes Mondim Miranda
André Francisco Carneiro Pinheiro
António de Carvalho Sousa
Cristina Correia de Sousa
Irene Maria Correia de Sousa
Isabel Marques
Luís Manuel Rendeiro Oliveira
Maria da Graça Ribeiro da Mota
Maria da Luz Guedes Madureira de Almeida
Maria de Fátima Pinto Monteiro
Maria Teresa Marques S. Rodrigues
Rui Jorge da Costa Henriques Carneiro
Sandra Maria Ferreira Santos Melo Duarte
Sandra Moutinho
Tânia Andreia Guedes Cardoso
Teresa Maria Lourenço Bernardes Valério

A distinção Sócio Vale d’Ouro Tawny é atribuída exclusivamente a sócios particulares ou coletivos da Associação Vale d’Ouro que se encontrem filiados há pelo menos 10 anos e tenham cumprido com todos os seus deveres estatutários e regulamentares.

Reconhecimento
Pedro Pimentel
Manuela Tender
Luís Azevedo
Cristina Felgueiras
Mafalda Mendes

Comentários
Loading...