Plataforma digital de comunicação multimédia para a promoção e divulgação do concelho de Alijó. Espaço cívico de debate, de informação, de opinião plural e de defesa dos interesses concelhios.

Joaquim Grácio vai apresentar novo livro sobre a história da romaria de Nª Srª da Piedade

O autor, natural de Sanfins do Douro, neste seu livro explora temas relacionados com os antecedentes da romaria, a sua origem e posterior desenvolvimento ao longo dos últimos duzentos anos.

0 2.250

Um novo livro de Joaquim Grácio será lançado no dia 10 de agosto. O autor escolheu o fim-de-semana da romaria de Nossa Senhora da Piedade para publicar a sua última investigação sobre as origens e a história de uma das mais tradicionais romarias de Trás-os-Montes e Alto Douro.

No próximo dia 10 de agosto, pelas 17,30 horas, na ermida de Nossa Senhora da Piedade, em Sanfins do Douro, será apresentado o livro “Romaria de Nossa Senhora da Piedade – 200 anos de esplendor e de abundância”.
Este livro, constituído por 14 capítulos, procura situar a origem da Romaria de Nossa Senhora da Piedade e o seu desenvolvimento ao longo dos duzentos anos em que se realiza, analisando os aspetos mais relevantes e etnograficamente mais representativos.

O autor, natural de Sanfins do Douro, neste seu livro explora temas relacionados com os antecedentes da romaria, a sua origem e posterior desenvolvimento ao longo dos últimos duzentos anos.

Nas temáticas abordadas, Joaquim Grácio não esqueceu os romeiros, a arrematação do andor, as orações associadas à manifestação, fazendo ainda uma profunda incursão pela literatura e pelos antigos arquivos da imprensa nacional e regional, de onde colheu um completíssimo corpo documental que permitem perceber a importância que a romaria de Nossa Senhora da Piedade teve ao longo dos últimos dois séculos.

Sobre o autor:
Joaquim Grácio nasceu em Sanfins do Douro em 1953. Professor de formação, é investigador e divulgador da história e do património do Município de Alijó, possuindo uma vasta obra publicada. No seguimento da sua vocação literária publicou livros como a Monografia de Sanfins do Douro ou Contos de Vilarelho. O seu mais recente trabalho vai ser apresentado publicamente no próximo dia 10 de agosto com o titulo “Romaria de Nossa Senhora da Piedade – 200 anos de esplendor e de abundância”. Os pedidos de reserva deste livro poderão ser feitos junto da Associação Romaria de Nossa Senhora da Piedade, através do seu site ou dos contactos telefónicos habituais.

Comentários
Loading...