Plataforma digital de comunicação multimédia para a promoção e divulgação do concelho de Alijó. Espaço cívico de debate, de informação, de opinião plural e de defesa dos interesses concelhios.

Núcleo Museológico de Favaios

Estrutura cultural do concelho de Alijó com 5 anos, o Núcleo Museológico de Favaios tem como missão “preservar, documentar, interpretar e divulgar tradições, saberes e artefactos relacionados com o pão e vinho Moscatel de Favaios, no sentido de evocar e de perpetuar na memória coletiva destes produtos prevalecentes na região duriense”.

O Núcleo situa-se no arruamento principal da vila de Favaios, uma localidade com uma história secular integrada na Rota das aldeias vinhateiras da região duriense, onde o visitante poderá fruir do mais genuíno da história local e de núcleos urbanos bem preservados, onde “igrejas, capelas e casas senhoriais, pertencentes à aristocracia vinhateira da região, convivem, harmoniosamente com edifícios de arquitectura popular”.

O Núcleo Museológico de Favaios integra-se como núcleo do Museu do Douro, expondo temáticas relativas à produção de pão e do vinho, as duas principais actividades que caracterizam a economia rural da vila de Favaios.

Vídeo disponível no Youtube

Localização

Horário de funcionamento

Horário de visita: De terça a sexta, das 10:30 às 12:30 e das 14:30 às 18:30. Sábado e domingo das 14:00 às 17:00 (no verão das 11:00 às 18:30).
Dia(s) de Encerramento: Segundas

    

Comentários
Loading...