Plataforma digital de comunicação multimédia para a promoção e divulgação do concelho de Alijó. Espaço cívico de debate, de informação, de opinião plural e de defesa dos interesses concelhios.

O Douro de Georges Dussaud vai passar por Alijó

0 2.006

A exposição de fotografia “ O Douro” do fotógrafo francês Georges Dussaud vai ser inaugurada no Teatro Auditório Municipal de Alijó no próximo dia 16 de fevereiro, ficando patente ao público até ao dia 22 de maio.

Esta é uma exposição organizada pelo Museu do Douro em parceria com a Liga dos Amigos Douro Património Mundial, no âmbito do 10º aniversário da classificação do Douro pela UNESCO.

Foto: Facebook CM Alijó

Ao todo estarão expostas perto de uma centena de fotografias a preto e branco da autoria do fotógrafo nascido na Bretanha em 1934.

Com estas imagens Dussaud mostra-nos uma região singular, emergindo sobretudo a beleza da paisagem e o quotidiano do Homem Duriense, numa interpretação artística do território só possível a um grande fotógrafo.

Estas imagens começam a ser também um precioso documento histórico do Douro nos anos oitenta. “Iniciado em abril de 1985, este trabalho fotográfico capta não só o Douro das «paisagens vertiginosas» mas os rostos de quem a trabalha, de quem deixou a sua marca nas palavras ou no vinho, como é o caso de Miguel Torga ou José António Rosas”.

O negro e a luz são a matéria prima com que Georges Dussaud constrói a cartografia de um relevo moldado com a força inspiradora do homem duriense, que desfila nestas imagens com a grandeza e a fraqueza de tudo o que possui de verdadeiro e naturalmente humano.

Comentários
Loading...