Plataforma digital de comunicação multimédia para a promoção e divulgação do concelho de Alijó. Espaço cívico de debate, de informação, de opinião plural e de defesa dos interesses concelhios.

O Medronheiro

O medronheiro desempenha um papel muito importante na floresta, uma vez que é considerado um arbusto resiliente aos incêndios, possuindo uma rápida capacidade de regeneração

O medronheiro (Arbutus unedo) é um arbusto característico de climas mediterrânicos, podendo no concelho de Alijó ser encontrado no seu estado selvagem com relativa facilidade nos vales dos rios Pinhão, Tua e Tinhela.

Nos dias de hoje o interesse pela cultura do medronheiro tem aumentado de forma significativa devido às suas múltiplas potencialidades . Para lá do tradicional aproveitamento para aguardente, o medronho já começou a ser comercializado como fruto fresco, em polpa, em sumo, em compota, sendo frequentemente utilizado na indústria farmacêutica e na cosmética.

O medronheiro desempenha um papel muito importante na floresta, uma vez que é considerado um arbusto resiliente aos incêndios, possuindo uma rápida capacidade de regeneração.

A Assembleia da República já aprovou uma resolução onde recomenda ao Governo medidas de apoio à cultura do medronheiro e à produção de aguardente de medronho. Neste momento, a cultura está abrangida por financiamento e a área plantada de medronhal aumentou consideravelmente nos últimos dez anos em Portugal.

Se por caso passar junto de um medronheiro e resolver apanhar os seus apetitosos e coloridos frutos, os medronhos, aqui fica um vídeo que lhe propõe algumas soluções culinárias para o consumirmos de forma mais agradável e saborosa.

Comentários
Loading...