Plataforma digital de comunicação multimédia para a promoção e divulgação do concelho de Alijó. Espaço cívico de debate, de informação, de opinião plural e de defesa dos interesses concelhios.

“Os sonhos são para vivermos bem acordados”

1 1.693

A todos deixo uma dica: “Os sonhos são para vivermos bem acordados“. É para tal necessidade que nos alerta Grácio Freitas, um escritor e ilustrador natural de Sanfins do Douro que recentemente publicou um livro que nos fala de um peixe chamado Subino.

A publicação  do artista sanfinense nasceu da necessidade que o autor tem de escrever, de desenhar, de pintar e de contar estórias. “Sou autor do texto e das ilustrações, foram estas que levaram a meter-me nesta aventura da escrita, até porque eu gosto de histórias”, diz-nos.

Subino é um peixe nascido no centro do Atlântico, cujo sonho é correr mundo. Principalmente, andar nas cidades entre os humanos, com o único objetivo de aprender.”

Crianças e Adolescentes: A estes basta lerem como, com certeza, já o fazem, sabendo que ‘os sonhos são para vivermos bem acordados’.

Adultos: Os adultos, antes de lerem este livro, devem munir-se de muita imaginação, espírito aberto e capacidade de sonho. Aconselho-os a recorrerem a todas as memórias de infância e adolescência, o que para alguns será um exercício algo difícil. Felizmente, para a maioria, será um enriquecimento dos seus já sempre férteis sonhos”.

Grácio Freitas 
Nascido no coração da região vinícola do Vale do Douro, o artista português Grácio Freitas sempre teve um talento natural para o trabalho manual e fortes inclinações para as artes técnicas e visuais. Uma carreira levou-o para as forças armadas, mais especificamente para a Marinha, onde se especializou no campo dos Submarinos. No entanto, ele manteve nutrido dentro dele este profundo desejo de ser criativo e em 1990 este tornou-se tão intenso que se sentiu compelido a mudar seu trabalho.

Pintor de cor e luz, Grácio Freitas trabalha em acrílico, desenhando de acordo com seus próprios códigos e referências artísticas. Embora altamente figurativo, é a cor que parece ser o foco de suas pinturas, seu uso da cor e da energia resultante sudação da pintura superam o assunto descrito. A luz que emana de suas pinturas também destaca a incrível gama de cores que ele aplica generosamente, mas sempre com um toque subtil e delicado.

Constantemente em busca da perfeição, Grácio Freitas está continuamente desenvolvendo e aprimorando seu estilo, para demonstrar como ele se moveu como um artista desde que começou a pintar.

Esta abordagem retrospectiva dá-lhe o incentivo para prosseguir com a sua experimentação e para prosseguir o seu trabalho, inabalável, na esperança de que um dia ele vai chegar ao auge de sua arte. De vez em quando, no trabalho de ilustração e nos códigos visuais do Pop Art, o artista fornece, tanto através de seus desenhos quanto em suas pinturas, uma visão de uma realidade subjectiva cheia de paz e boa vontade.

Comentários
Loading...