Plataforma digital de comunicação multimédia para a promoção e divulgação do concelho de Alijó. Espaço cívico de debate, de informação, de opinião plural e de defesa dos interesses concelhios.

Quinta dos Lagares

A Quinta dos Lagares emerge alva e sobranceira quase no topo do Vale do Rio Pinhão, impondo-se sobre a sua margem esquerda com vista privilegiada para um amplo troço da Paisagem Cultural Evolutiva e Viva, classificada pelo UNESCO com Património da Humanidade.

É uma Quinta muito antiga e com grande tradição na arte de fazer vinhos de qualidade. Já antes da demarcação delineada pelo Marquês de Pombal, em 1758, quer a quinta, quer os seus vinhos, já tinham obtido reconhecimento.

O marco pombalino que tem o número 86 no levantamento feito pelo Museu do Douro situa-se muito próximo da Quinta dos Lagares, tendo sido ali colocado por ordem de Marquês de Pombal durante as demarcações entre 1756 e 1761.

A partir de 2006, as propriedades passam a ser geridas por Pedro Lencart e sua esposa, Isabel Sarmento, que conferiram aos cerca de 27 hectares de vinha uma nova dinâmica que tem por base a irreverência inovadora e a preservação da tradição.

No total a Quinta dos lagares possui 70 hectares de terrenos agrícolas com vinha (27ha) e olival de produção biológica (12ha), sendo o resto da propriedade composta por uma mata (31 ha) de sobreiros e medronheiros onde também se produz algum mel.

As vinhas da Quinta dos Lagares desenvolvem-se num vale em anfiteatro com exposições de sul a norte, de este a oeste e uma altitude que varia entre os 230 a 560 metros. Mais de 60 por cento das vinhas tem idades entre os 40 e os 70 anos, sendo a vinha mais antiga de 1944.

Vinhos produzidos pela Quinta dos Lagares
Quinta dos Lagares VV44
Quinta dos Lagares Reserva
Lagares Marco 86
Quinta dos Lagares
Douro / Rosé / Vitavitis

Quinta dos Lagares
5085-105
Alijó
Telefone: 938 353 308
E-mail: geral@quintadoslagares.pt

Vista Panorâmica

Localização

Horário de funcionamento

Sem informação de horário.

    

Enoturismo

Comentários
Loading...